From Fedora Project Wiki

Os Grupos de Interesses Especiais (Fedora Special Interest Groups ou SIGs) são equipes dentro do Projeto Fedora menos formais que os subprojetos oficiais. Os SIGs são algumas vezes um primeiro estágio no desenvolvimento de novos projetos dentro do Projeto Fedora.

Introdução a alguns SIGs

Ada

Os mantenedores dos pacotes Ada no Fedora são fortemente encorajados a afiliarem-se à lista de discussão Ada do Fedora. Qualquer um que esteja interessado também é bem-vindo a se afiliar.

Rádio Amador

O objetivo do grupo de Rádio Amador é de aprimorar a coleção do Fedora adicionando pacotes para operadores de rádio amador (Ham Radio) e SWLs.

SIG de Rádio Amador

Astronomia

O objetivo do grupo Astronomia do Fedora é de reunir pessoas interessas em aprimorar o suporte para astrônomos e astrofísicos.

Astronomia

Criação de Áudio

O nosso objetivo é fazer do Fedora a melhor plataforma free/open-source para produção musical baseada em computador, masterização de áudio, e edição de áudio.

Criação de Áudio

Big Data

O SIG Big Data, no melhor estilo do Fedora, foca em fazer do Fedora a melhor plataforma para todas as coisas relacionadas ao Big Data.

SIG Bigdata

Triagem de Bug

A Triagem de Bug do Fedora tenta gerenciar o fluxo dos relatos de bugs preenchidos contra outros projetos do Fedora. Eles estão para prevenir os outros membros do projeto de serem sobrecarregados por relatos de bugs, eliminando bugs triviais, removendo e corrigindo relatos inadequados ou falhos, e tendo certeza que os mantenedores estão aptos a realizarem as coisas.

Triagem de Bug do Fedora

Nuvem

O SIG Fedora Cloud trabalha para tornar o Fedora bem sucedido em todas as maiores plataformas de nuvem, público e privada.

SIG Nuvem

Desktop

O SIG Desktop se esforça em tornar o Fedora uma distribuição muito boa para desktop. O objetivo é procuzir um spin mais voltado ao desktop ao mesmo tempo mantendo as forças traducionais do Fedora como a segurança e comprometimento ao free software. O SIG Desktop irá desenvolver e lançar o live cd "Fedora Desktop"

Desktop

DotNet

O SIG DotNet é um grupo de contribuidores do Fedora que mantém pacotes do dotnet (e relacionados) no Fedora. O objetivo desse grupo é de ajudar a qualquer um interessado no dotnet e a suporte aos outros na criação e manutenção de pacotes dotnet. Qualquer um interessado em C# / dotnet é bem vindo!

SIGs/DotNet

Educação

A missão do Fedora Education SIG (Edu SIG) é otimizar o Fedora para uso por professores e alunos, tanto dentro como fora do contexto das instituições educacionais.

Fazemos isso construindo, mantendo e evangelizando um forte ecossistema de pacotes educacionais no Fedora e apoiando os alunos na utilização desses pacotes como ferramentas para alcançar seus objetivos curriculares.

Educação

EPEL

EPEL (Extra Packages for Enterprise Linux) é direcionado em preencher o buraco entre a completa Coleção do Fedora e os pacotes que são mantidos no Enterprise Linux. Nós somos uma comunidade de individuos docados na manutenção de pacotes e infraestrutura para fornecer mais pacotes possível aos consumidores do Enterprise Linux. O SIG EPEL é dirigido por um comitê de direcionamento.

EPEL

Erlang

A missão do SIG Erlang é de encorajar o empacotamento de projetos do Erlang no Fedora.

Erlang

FLTG

FLTG (Fedora Language Testing Group) toma conta das atividades de testes do Fedora: toma iniciativa em conduzir os test days do Fedora, atualiza as páginas wiki necessárias, prepara casos de teste, coordena e organiza as coisas para o testadores.

FLTG

Fonts

A page of the Fonts Special Interest Group

The Fonts Special Interest Group is an informal group of Fedora Linux contributors. It is dedicated to improving fonts availability and text rendering/layouting in the distribution and its other Linux derivatives.

Join us and help:

Fonts SIG activities
Activity OS Developer Translator Content Writer Designer People Person
Join Designer.png
Join Translator.png
  • package new fonts and font tools,
  • review font packages before Fedora inclusion,
  • fix font or text problems in applications and libraries,
Join OSDeveloper.png
  • propose good Fedora fonts defaults,
Join OSDeveloper.png Join Translator.png Join Designer.png
  • identify font or text problems in applications and libraries,
  • improve font package descriptions and summaries to help users choose the right fonts for their needs,
Join OSDeveloper.png Join Translator.png Join ContentDeveloper.png
  • convince foundries to release fonts under a free/libre Fedora-friendly license,
  • recruit possible free/libre font authors,
  • recruit new SIG members,
  • get font or text problems fixed,
  • improve the SIG visibility by getting it linked and quoted everywhere,
Join Translator.png Join ContentDeveloper.png Join PeoplePerson.png
  • document font creation tasks,
  • document free/libre font release best practices,
  • document free/libre font packaging,
  • clarify, complete and improve our wiki,
  • identify interesting third-party material, and link it here,
  • convert wiki information to other document formats.
Join Translator.png Join ContentDeveloper.png


Any font or text-related activity can be tackled, as long as the result is free/libre and compatible with the Fedora objectives.

The current SIG task list is published here.

Idea.png
Fonts in Fedora
The Fonts SIG takes loving care of Fedora fonts. Please join this special interest group if you are interested in creating, improving, packaging, or just suggesting a font. Any help will be appreciated.

Métodos formais

"Métodos formais" são técnicas que utilizam a matemática para provar que os modelos de software, hardware ou sistemas irão ou não ter certos comportamentos. Para ser prático, eles devem ser automatizados usando ferramentas. O objetivo dos métodos formais SIG é tornar mais fácil a instalação de ferramentas de métodos formais no Fedora, facilidade de aprendizagem como aplicá-los, incentivar o desenvolvimento de "Open Proofs" (onde uma implementação, provas e ferramentas necessárias são todos FLOSSS, e para fornecer feedback para ferramenteiros para que as ferramentas no Fedora possam se tornar mais poderosas, mais dimensionáveis e mais fáceis de usar juntas.

Métodos formais SIG

Games

Objetivo dos games SIG é fazer o Fedora o melhor software livre e plataforma open source. Gaming existe para desenvolvedores e usuários.

SIGs/Games

Sistema de Informação Geográfica

GIS é uma iniciativa que visa empacotar a tecnologia GIS relacionada OSS no Fedora/EPEL e virar Fedora/EPEL para ser a melhor escolha para uma plataforma GIS.

Sistema de Informação Geográfica

Independent Software Vendor (ISV)

O Fedora é uma ótima plataforma para exibir seu produto, especialmente para desenvolvedores comunitários que possam estar interessados em contribuir com código, plugins ou comentários.

ISV SIG

Java

O Java SIG é um grupo de colaboradores do Fedora que contribuem para o Java no Fedora. Sua missão é fornecer aplicativos e ambientes de Java de alta qualidade para usuários e desenvolvedores do Fedora e para se apoiarem na manutenção.

Java SIG

KDE

O KDE SIG é um grupo de colaboradores do Fedora que mantêm pacotes do KDE no Fedora. A missão deles é fornecer pacotes de software KDE úteis de alta qualidade para usuários e desenvolvedores do Fedora e se apoiar mutuamente na manutenção desses pacotes.

KDE SIG

Live DVD

Nossa Missão é fornecer um DVD interativo e estável do Fedora.

Live DVD SIG

Live Upgrade

Se você quiser participar dos esforços para tornar as atualizações interativas, junte-se ao Live Upgrade SIG.

Live Upgrade

LXDE

O LXDE SIG é um grupo de colaboradores do Fedora que contribuem para o LXDE no Fedora. Sua missão é definir uma experiência LXDE de alta qualidade para os usuários e desenvolvedores do Fedora na manutenção de pacotes e ajudar-se mutuamente em todos os esforços relacionados ao LXDE.

LXDE-logo48.png LXDE
LXDE Special Interest Group

LXQt

O LXQt SIG é um grupo de contribuintes do Fedora que contribuem para LXQt no Fedora. Sua missão é definir uma experiência LXQt de alta qualidade para os usuários e desenvolvedores do Fedora na manutenção de pacotes e ajudar-se mutuamente em todos os esforços relacionados ao LXQt.

Este SIG é muito semelhante ao LXDE porque ambos os projetos estão conectados.

Lxqt-white.png LXQt
LXQt Special Interest Group

Machine Learning

O objetivo do Machine Learning SIG é fazer do Fedora a melhor plataforma para todas as coisas relacionadas a Machine Learning. Pretendemos agir como um Hub entre a Astronomia, Bigdata, Fedora Medical e Ciência e Tecnologia SIGs.

Machine Learning

Fedora Medical

O Fedora Medical é um grupo de contribuidores do Fedora que estão interessados em ter um conjunto dedicado spin/Application para ser usado pela saúde e comunidade médica.

Fedora Medical

Minimal Core

O Fedora Minimal Core SIG é um grupo de pessoas interessadas em manter o conjunto de pacotes mínimos do Fedora. Este é o grupo central no arquivo Comps, e todos os pacotes instalados pelo instalador Anaconda por padrão.

Fedora Minimal Core

Mobilidade

O Fedora Mobolity SIG é um grupo de colaboradores do Fedora que estão interessados no Fedora em dispositivos pequenos. Inicialmente destinado a apoiar NetBooks, Dispositivos de Internet Móvel (MIDs), Tablets, etc. Pretendemos expandir o tempo para cobrir coisas como Set Top Boxes (STBs).

Mobiliade

Mono

O Mono SIG é um grupo de contribuidores do Fedora que mantêm os pacotes Mono (e relacionados) no Fedora. Seu objetivo é fornecer pacotes de software mono de alta qualidade e utilizáveis para usuários e desenvolvedores do Fedora e para se apoiarem na manutenção desses pacotes.

Mono

NeuroFedora

O NeuroFedora é um grupo de pesquisadores e colaboradores do Fedora que estão interessados em ter um pacote dedicado de spin/application para ser usado pela comunidade de neurociências e neuroimagem. O NeuroFedora desenvolve várias outras spins e SIG incluindo BigData, Data Science, Fedora Medical, Machine Learning, Octave, Robotics e Ciência e Tecnologia.

NeuroFedora

NoSQL

O NoSQL SIG é um grupo de colaboradores do Fedora que mantêm pacotes relacionados com o NoSQL no Fedora. Seu objetivo é fornecer pacotes de software NoSQL de alta qualidade e utilizáveis para usuários e desenvolvedores do Fedora e para se apoiar mutuamente na manutenção desses pacotes.

NoSQL

Revisão de pacote

Este SIG está nascendo o que quer dizer, que e ainda está sendo organizado. O trabalho é processar novas propostas de revisão de pacotes e revisá-las quanto à qualidade e adesão às Diretrizes de Empacotamento. Como esta é a experiência inicial para muitos novos contribuintes para o Projeto Fedora, também trabalhamos para tornar este procedimento tão agradável quanto possível. Qualquer um é bem-vindo a participar. Obviamente, é necessário que um já seja um packager para rever os pacotes, mas há muitas tarefas que podem ser feitas por qualquer pessoa, e a participação no SIG é um bom caminho para o patrocínio.

Revisão de pacote

Perl

Este é um grupo dedicado à empacotamento de módulos Perl e aplicativos para o Fedora.

Perl

PHP

Este SIG surge para ajudar os empacotadores a trazer pacotes do PHP para o Fedora e auxiliar na sua manutenção contínua, fornecendo revisões oportunas, atuando como proprietários de pacotes secundários e auxiliando com problemas de segurança relacionados.

Php.png PHP SIG
PHP Special Interest Group

Impressão

O objetivo do projeto de impressão do Fedora é criar uma boa experiência de impressão no Fedora.

Printer.svg Fedora Printing
Printing Special Interest Group

Robotics

O objetivo é trazer pacotes de software aberto e gratuito relacionados à robótica e software educacional para robótica no Fedora e tornar o Fedora apto para robôs de energia (móveis).

Fedora Robotics SIG

Ruby SIG

Um SIG para pessoas interessadas em melhorar o estado do Ruby no Fedora. Isso inclui o empacotamento de bibliotecas e aplicativos Ruby, definindo e melhorando padrões para empacotá-los como RPM's e manutenção de pacotes Ruby para o Fedora.

Application-x-ruby.png Ruby SIG
Ruby Special Interest Group

Ciência e Tecnologia

O objetivo do Fedora Sci-Tech SIG é melhorar o número e a qualidade dos pacotes disponíveis para usuários científicos e técnicos.

Fedora Ciência e Tecnologia SIG

Arquiteturas secundárias

O objetivo do deste SIG é promover o Fedora em diferentes arquiteturas.


Atualmente, há equipes para:

Security

O SIG Security tem metas de desenvolvimento de treinamento de codificação segura (e outros), auditorias de código e trabalho com vulnerabilidades de segurança.

Servidor

Nosso objetivo é tornar o Fedora adequado para implementações de servidor e a base perfeita para sistemas corporativos como o RHEL.

Server SIG

Som

Devemos criar temas de som gratuitos para fedora, usando apenas software FOSS disponíveis nos repositórios do Fedora.

Sound SIG

Spins

Um SIG para revisão técnica de Spins contribuído pela comunidade.

Spin SIG

Stateless Linux

O projeto Stateless Linux é uma iniciativa do sistema operacional para garantir que os computadores Fedora possam ser configurados como dispositivos substituíveis, sem nenhum estado local importante.

Stateless Linux

SSCG

O SSCG (Source String Contextualizing Group) fornece descrições significativas das cadeias de origem para tradutores para garantir a correção e a qualidade das traduções. Assim, facilitando a boa experiência do usuário final das aplicações localizadas no Fedora.

SSCG

Loja

Um SIG dedicado a fazer funcionar uma loja, tanto para usuários que procuram compras únicas quanto para Embaixadores que precisam de swag em massa.

Loja

Usabilidade

A Usabilidade do Fedora tem como objetivo proporcionar coerência, acessibilidade e intuição para todas as pessoas que usam o Fedora e seus recursos associados.

Usabilidade Fedora

Xfce

O Fedora Xfce SIG trabalha na integração do ambiente de trabalho Xfce. O objetivo é estabelecer o Xfce como ambiente de trabalho, além do GNOME e do KDE.

File:Docs Drafts DesktopUserGuide XfceDesktop xfce4 xicon1.png Xfce SIG
Xfce Special Interest Group

Impressão 3D

O objetivo do SIG de impressão 3D do Fedora é fazer do Fedora a melhor plataforma para a impressão em 3D.

3D Printing SIG

This category currently contains no pages or media.