From Fedora Project Wiki

< Flash

Revision as of 14:17, 16 July 2018 by Lobocode (talk | contribs) (Para obter informações sobre como instalar o plug-in, consulte)

This page contains information on Flash, a proprietary format for delivering audio and video content, primarily over the Internet.

Flash não é software livre/Software proprietário

O plugin Flash da Adobe não pode ser incluído no Fedora porque não se trata de software livre e de código aberto. Existem outras alternativas abertas ao próprio Flash, incluindo a patente livre e livre de WebM, Ogg Theora e formatos de áudio Ogg Vorbis. O Fedora tem suporte completo para esses formatos abertos, e o Fedora inclui vários navegadores, incluindo Firefox, Epiphany, etc, que reproduzem arquivos Ogg e WebM diretamente, sem a necessidade de plugins de terceiros e de navegadores proprietários.

Suporte a YouTube, Vimeo e WebM

O Google abriu uma implementação do formato de vídeo VP8 e o combinou com o áudio Ogg Vorbis e uma adaptação do contêiner Matroska, criando um novo formato para vídeo e áudio livre e aberto chamado WebM. O YouTube está migrando para o WebM extensivamente e o Fedora também adotou esse formato. As versões atuais do Fedora suportam WebM por padrão. O Vimeo faz uso intensivo de javascript e, na maioria dos casos, pode ser acessado sem a necessidade do Flash.

O Youtube irá encaminhar automaticamente seu navegador para a versão correta, onde nenhuma aplicação em flash será necessário se o Flash não estiver instalado no seu sistema. O Vimeo faz isso com mais frequência, mesmo que um flash player esteja instalado.

Idea.png
Vale a pena mencionar
Observe que nem todos os vídeos estão disponíveis em WebM ou em um formato de webmedia aberto, mas a maioria deles devem funcionar bem.

Flash plugin

Para obter informações sobre como instalar o plug-in, consulte Ask Fedora Flash page

See Also