From Fedora Project Wiki
Line 26: Line 26:
{|
{|
|-
|-
| style="border-width: 0; padding-right: 3em;" | [[Image:4Foundations-friends100px.png | Four Foundations: Friends]] || style="border-width: 0;" | '''Friends''' representa a força de nossa comunidade. A comunidade Fedora é composta de pessoas de todas as esferas da vida, trabalhando em conjunto para promover o software livre. Há um lugar no Fedora para [http://join.fedoraproject.org qualquer um que queira ajudar], independentemente do nível de habilidade técnica, desde que eles acreditem em nossos valores fundamentais. Como quaisquer amigos, ocasionalmente discordam em detalhes, mas acreditamos em encontrar um consenso aceitável para servir os interesses de avanço do software livre. Acreditamos em uma forte parceria entre Red Hat e nossa enorme comunidade de voluntários, uma vez que ambos fornecem contribuições essenciais que ajudam o Projeto Fedora a ter sucesso.
| style="border-width: 0; padding-right: 3em;" | [[Image:4Foundations-friends100px.png | Four Foundations: Friends]] || style="border-width: 0;" | '''Friends''' (Amigos) representa a força de nossa comunidade. A comunidade Fedora é composta de pessoas de todas as esferas da vida, trabalhando em conjunto para promover o software livre. Há um lugar no Fedora para [http://join.fedoraproject.org qualquer um que queira ajudar], independentemente do nível de habilidade técnica, desde que eles acreditem em nossos valores fundamentais. Como quaisquer amigos, ocasionalmente discordam em detalhes, mas acreditamos em encontrar um consenso aceitável para servir os interesses de avanço do software livre. Acreditamos em uma forte parceria entre Red Hat e nossa enorme comunidade de voluntários, uma vez que ambos fornecem contribuições essenciais que ajudam o Projeto Fedora a ter sucesso.





Revision as of 14:38, 29 October 2016


About Fedora
Vision statement: Our vision.
Foundations: Our core values.
Overview: Our mission.
Objectives: Our specific objectives.
User base: Our users.


"Quatro Fundamentos" gráficos por Máirín Duffy e o time Fedora Design.
“Freedom, Friends, Features, First”

Os quatro fundamentos são os valores fundamentais da Comunidade Fedora. Eles surgiram do trabalho no Plano de Marketing do Fedora, e substituiu o antigo slogan "Infinidade, Liberdade, Voz". O slogan original emergiu do desenho do Fedora logo. Este logo se tornou uma parte muito poderosa e eficaz da marca e imagem do Fedora, mas não descreve suficientemente os valores fundamentais de uma forma clara e eficaz.

O gráfico foi concebido e criado por Máirín Duffy e o Fedora Design team.


Freedom

Four Foundations: Freedom Freedom (Liberdade) representa a dedicação ao conteúdo e software livre. Acreditamos que libredade é um objetivo central para o Projeto Fedora quando avançamos software e conteúdos livres e que devemos atingir esse objetivo através do uso do software e conteúdo que promovemos. Ao incluir alternativas livres em relação ao código e conteúdos proprietários, nós podemos aperfeiçoar o estado geral dos conteúdos e software open source e limitar os efeitos de proprietary or patent encumbered code no projeto. Algumas vezes este objetivo nos previne de pegar o caminho mais fácil do proprietário ou da patente sobrecarregados no Fedora, ou usando aqueles tipos de produtos nos outros projetos de trabalho. Mas, ao concentrar-se sobre o software livre e conteúdo que fornecer e promover, o resultado final é que somos capazes de fornecer: lançamentos que são previsíveis e 100% legalmente redistribuíveis para todos; a inovação em software livre e de código aberto que pode igualar ou exceder código fechado ou soluções proprietárias; e, um projeto completamente livre que qualquer um pode imitar ou copiar, no todo ou em parte, para seus próprios fins.

Friends

Four Foundations: Friends Friends (Amigos) representa a força de nossa comunidade. A comunidade Fedora é composta de pessoas de todas as esferas da vida, trabalhando em conjunto para promover o software livre. Há um lugar no Fedora para qualquer um que queira ajudar, independentemente do nível de habilidade técnica, desde que eles acreditem em nossos valores fundamentais. Como quaisquer amigos, ocasionalmente discordam em detalhes, mas acreditamos em encontrar um consenso aceitável para servir os interesses de avanço do software livre. Acreditamos em uma forte parceria entre Red Hat e nossa enorme comunidade de voluntários, uma vez que ambos fornecem contribuições essenciais que ajudam o Projeto Fedora a ter sucesso.


Features

Four Foundations: Features Features (Recursos) representa o nosso compromisso com a excelência. A comunidade Fedora cria muitas das características técnicas que fizeram o Linux poderoso, flexível e utilizável para um amplo espectro de milhões de usuários, administradores e desenvolvedores em todo o mundo. Nós reconhecemos o status quo vale a pena ser modificado quando o ganho potencial é capacitar usuários finais adicionais, ou criar um ambiente mais flexível e poderoso para a construção de novas soluções em software livre que fornecemos. Nós também acreditamos que estas mudanças são melhor desenvolvidas em conjunto direto com as comunidades de upstream software cujo trabalho é parte da distribuição Fedora. Trabalhamos com o upstream em casos onde encontramos oportunidades de melhoria, portanto, todos os usuários de software livre se beneficiam - independentemente da sua distribuição de escolha. Nossos desenvolvimento é sempre feito de forma aberta e transparente, e qualquer pessoa pode participar.

First

Four Foundations: First First (Primeiro) representa o nosso compromisso com a inovação. Não se contentam em deixar que outros façam todo o trabalho pesado em nosso nome; nós fornecemos o mais recente em software livre estável e robusto, útil e poderoso na nossa distribuição Fedora. Um exame da mais recente plataforma Fedora em qualquer ponto do tempo mostra a direção futura do sistema operacional, uma vez que é experimentada por todos, desde o usuário de desktop em casa para o cliente de negócios da empresa. Nossos ciclo de lançamento rápido é um fator importante na nossa capacidade de inovar. Nós reconhecemos que há também um lugar para a estabilidade a longo prazo no ecossistema Linux, e que há uma variedade de distribuições orientadas para a comunidade e orientados para o negócio Linux disponíveis para servir a essa necessidade. No entanto, o objetivo de promover o software livre dita que o Projeto Fedora ele mesmo busque uma estratégia que preserve o impulso para a frente, técnica e colateralmente, do progresso de construção da nossa comunidade. Fedora sempre visa proporcionar o futuro, em primeiro lugar.