From Fedora Project Wiki

Guia de Localização do Fedora

Introdução

Bem vindo ao Guia de Localização Fedora nesta página você encontrará instruções sobre como unir-se ao nosso time de tradução e iniciar as traduções para os nossos projetos, documentação, wiki e websites para tornar o Fedora mais amigável para todas as regiões.

Note.png
Nós Precisamos de Feedback!
Se você encontrar um erro ortográfico neste manual, ou se você pensou em um modo de fazer melhor esse manual, por favor sinta-se livre para editar a página diretamente ou simplesmente envie um email para a lista do Projeto de Localização do Fedora. Se você tem uma sugestão para melhorar o documento, tente ser o mais específico possível quando descrevê-lo. Se você encontrou um erro, por favor, inclua o número da seção e alguns textos próximos para que o encontremos facilmente.

Obtendo Ajuda

Para obter ajuda, nós sugerimos a você registrar-se na nossa lista de discussão principal trans, também é recomendado se inscrever na lista de discussão do time que você quer se unir ou pedir ajuda no seu idioma nativo (pt_BR): https://lists.fedoraproject.org/admin/lists/trans-pt_br@lists.fedoraproject.org/

Os nomes dos times seguem este esquema: trans-TIME, por exemplo, trans-fr@ para o idioma Francês, ou trans-it@ para o Italiano. Você também pode pedir ajuda via Internet Relay Chat (IRC), em irc.freenode.org no canal #fedora-l10n, onde você encontrará pessoas de diferentes times no mesmo espaço.

Tornando-se um Tradutor Fedora

Para ser um Tradutor Fedora você precisa seguir estas etapas:

  1. Criar uma conta Fedora
  2. Entre no Zanata com sua conta do FAS
  3. Assinar a lista de discussão principal
  4. Assinar a lista de discussão da equipe
  5. Apresentar-se

Sua apresentação pessoal é importate. Isso aumenta suas chances de ser aprovado para acesso de escrita. Você também deve querer ciar uma conta no Bugzilla para trabalhar nos bugs reportados pelos usuários.

Criar uma conta Fedora

As etapas a seguir guiam você para a criação de uma Conta Fedora.

Candidatar-se a uma conta

  1. Para se inscrever e obter uma conta Fedora, visite primeiro https://admin.fedoraproject.org/accounts clique em Locale: e selecione pt_BR na lista e clique em OK, depois selecione Nova conta.
  2. Preencha o Nome de usuário, Nome completo, E-mail e demais campos e clique em Cadastrar!. Você receberá uma senha por email.
  3. Volte em https://admin.fedoraproject.org/accounts e faça login com sua senha. Será exibida uma página de boas vindas, lembrando-o que o CLA não está completo.
  4. Os campos número do telefone e endereço postal também são obrigatórios preencher para a assinatura do CLA. Estas informações NÃO são acessíveis por outros usuários, exceto pelo grupo de administradores. Por favor, consulte as Políticas de Privacidade Fedora em Legal:PrivacyPolicy.
  5. Outros campos serão mostrados a qualquer outro membro ao visitar a página do usuário.
  6. Agora clique Salvar! localizado no fim desta página para salvar suas informações.

Assinar o CLA

Você deve assinar o Contrato de Licença de Contribuidores, ou CLA.

  1. Visite https://admin.fedoraproject.org/accounts e acesse sua conta usando seu nome de usuário e senha obtidos pelo processo anterior.
  2. Na página de boas vindas, clique Complete the CLA ou vá para https://admin.fedoraproject.org/accounts/user/edit.
  3. Se as informações do número de telefone e endereço postal não foram fornecidas, aparecerá a página Editar Conta (nome do usuário). Caso contrário, aparecerá a página do Contrato de Licença de Contribuidores do Fedora. Leia o contrato atentamente e clique Eu aceito se você está feliz em fazê-lo.
  4. A página de usuário é apresentada e mostra o campo CLA: como CLA Done.

Junte-se ao grupo cvsl10n

Esta etapa apresenta aos demais contribuidores do Fedora que você é parte da equipe de traduções.

  1. Na conta do Fedora selecione Lista de grupos
  2. Pesquise pelo grupo cvsl10n
  3. Candidate-se para entrar no grupo cvsl10n

Aguarde pela a aprovação do responsável, esta etapa é parte do processo [[#Becoming_a_Fedora_Translator|Tornando-se um Tradutor Fedora].

Afiliando-se a Sua Equipe de Tradução do Fedora

  1. Visite a página de Equipes do Fedora no Zanata.
  2. Se seu idioma estiver lá, clique nele.
  3. Você deverá ver uma lista dos membros, os coordenadores. Clique em Click "Request to Join" para pedir para ingressar na equipe.
  4. Os coordenadores da equipe irão receber a sua notificação sobre a sua requisição. Eles irão checar as suas informações, e checar se você se apresentou.
  5. Se tiver correr bem, o coordenador irá aceitar a sua filiação, e você receberá uma notificação.

Isso levará de algumas horas até dias. Se levar mais, clique no nome de usuários do coordenador no Zanata e envie a ele ou ela uma mensagem perguntando-os por mais informações.

Entre no Zanata com sua conta do FAS

Conexão no Zanata
1. Abra o Zanata e clique no botão azul "Log In" no canto superior direito da página. 2. Então ele irá direcioná-lo para a página FedOAuth na qual você poderá logar-se com a sua conta do FAS e senha que você cadastrou na última seção. 3. Então você será direcionado a uma página de autenticação, clique em "Approve".
Zanata login.png
Fedoauth.png
Fas approve.png
  • Uma página 'novo usuário' será aberta.

Você deverá fornecer o seu nome completo, nome de usuário (nome de usuário FAS) e seu endereço de e-mail.

Note.png
Note
Por favor utilize o seu e-mail verdadeiro mas não o seu apelido de e-mail do projeto Fedora (nomedousuario@fedoraproject.org)

Quando você terminar, clique no botão Salvar. Um e-mail de ativação será imediatamente enviado para o seu endereço de e-mail. Por favor encontre o e-mail na sua caixa de entrada e abre o link de ativação fornecido neste e-mail. Então faça o login com seu nome de usuário e senha FAS. Você não precisará seguir este passo novamente quando fizer login da próxima vez. Só é necessário para login do novo usuário.

Assinar a lista de discussão principal

  1. Visite trans e assine a lista de discussão principal de tradução.
  2. Aguarde o e-mail de confirmação que contém um link para confirmar sua inscrição. Clique no link para confirmar sua inscrição.

Assinar a lista de discussão da equipe

  1. Verifique em L10N/Teams para unir-se a lista de discussão de seu idioma.
  2. Assine a lista de discussão de seu idioma.
  3. Aguarde o e-mail de confirmação que contém um link para confirmar sua inscrição. Clique no link para confirmar sua inscrição.

Adicione-se a sua equipe de tradução de seu idioma no Zanata

  1. Primeiro faça o login em Zanata com a sua conta do Fedora
  2. Acesse a página de equipe e encontre o seu idioma
  3. Clique em Request to Join e envie uma mensagem

Apresentar-se

  1. Crie uma página pessoal em User:Username. Isso é muito útil para que os colaboradores do Fedora se conheçam e contatem uns aos outro. Você precisará criar uma conta Fedora para isso. Por problemas com spam, você precisará de ser adicionado ao grupo l10N FAS para realizar essa etapa.
  2. Apresente-se no grupo do [Telegram]
  3. Publique uma apresentação curta na lista de discussão "trans" e na lista de disussão do seu time local seguindo as instruções em L10N Self introduction. Por favor, lembre de incluir o usuário da sua conta FAS e seu idioma. Com essas informações, o coordenador de seu idioma pode identificá-lo e aprová-lo como um tradutor em sua equipe.

Tradução Online / Offline utilizando o Zanata

Acesse L10N/Translate on Zanata para mais informações.

Perguntas Frequentes

Aqui estão algumas perguntas frequentes sobre Projeto de Localização.

Devo traduzir avisos legais?

Não. Você nunca deve fazer isso. A formulação exata dos avisos legais é muito importante e uma tradução não aprovada por advogados é muito arriscada. A Red Hat é a representante legal e o principal patrocinador do Projeto Fedora e não tem recursos para checar cada uma das traduções. Apenas deixe o aviso original em Inglês, intacto, quando envolver assuntos legais.

Como faço para relatar problemas?

Antes de relatar (abrir um novo ticket ou lista), por favor, procure ver se o problema já foi relatado. Às vezes é mais fácil perguntar em #fedora-l10n se há um problema conhecido naquele exato momento. Se não, abra um ticket descrevendo o que está errado com clareza. Inclua a natureza do problema, o projeto/recurso, a hora (em UTC) que ocorreu e seu usuário Fedora. Se você suspeita ser um problema com um arquivo particular você está enviando ou um arquivo específico, inclua essa informação.

Onde eu relato os problemas?

  • Questões específicos do Zanata devem ser relatadas usando o botão "Reporte um problema" na parte inferior do site.
    • Isso inclui: Questões relatadas ao Zanata, possíveis bugs, pedido de recursos, problemas que você tenha com o site, como uma página demorada ou problemas de autenticação.
    • Isso não inclui: projetos Fedora ausentes, requisição de criação de times Fedora, coordenadores Fedora etc.
  • Questões específicas do Fedora L10n devem ser primeiro relatadas no canal IRC #fedora-l10n[?] e então na lista de discussão trans-XX (substitua o trans-XX com o nome da lista de discussão do seu time L10N. Procure pelo nome do seu time na página: L10N Teams.)
    • Isso inclui perguntas do time, versões, projetos, mantenedores Fedora, desenvolvedores, etc.
    • Isso não inclui questões de erros no Transifex, pedido de recursos, problemas que você tem com o site, como lentidão em uma página, problemas de autenticação ou erros de estatística devido o projeto estar faltando na versão.

Como eu crio um novo time? (#new-team)

Veja em Mantenedores L10N sobre como ser um mantenedor de um novo idioma.

Meu arquivo está 100% mas quando eu testo a aplicação ainda vejo textos em Inglês! (#missing-strings)

A propósito, isso não é uma pergunta. Mas não importa. Algo pode ter dado errado:

  • Os textos em questão podem não ter sido marcados para tradução pelo desenvolvedor, por tanto, não foram incluídos no arquivo POT, e nem no arquivo PO. Precisa usar gettext sobre eles.
  • Os arquivos de origem destes textos não foram marcados para inclusão, no caso, intltool.
  • O arquivo POT do Transifex não está atualizado. A página do componente inclui a data em que o arquivo foi produzido. Se é apenas algumas horas atrás, por favor, notifique os administradores, caso contrário deve estar certo.

A seção dos regulamentos de exportação mostrada no final da página https://getfedora.org/workstation/download/ é traduzível? (#export-regulations)

Não. Isso é propositalmente definido como não traduzível. Por favor, consulte Regulamentos de exportação não-traduzíveis?.

Se alterar algumas seqüências de caracteres que contém "string freeze", como solicitar uma seqüência de "string freeze" quebradas?

Envie um email para a lista de discussão trans!

Como criar uma conta no Bugzilla

Se for solicitado usar o Bugzilla, crie uma conta visitando https://bugzilla.redhat.com/bugzilla/createaccount.cgi.

Guia de informações

As seguintes pessoas contribuiram para esse guia: