From Fedora Project Wiki
m (internal link cleaning)
Line 4: Line 4:
= Visão Geral do Fedora =
= Visão Geral do Fedora =


== Liberdade: O que *é* o Fedora? ==
== Liberdade: O que é o Fedora? ==


'''Um sistema operacional, um conjunto de projetos, e uma linha de pensamento.'''
'''Um sistema operacional, um conjunto de projetos, e uma linha de pensamento.'''

Revision as of 14:02, 29 October 2016

About Fedora
Vision statement: Our vision.
Foundations: Our core values.
Overview: Our mission.
Objectives: Our specific objectives.
User base: Our users.


Visão Geral do Fedora

Liberdade: O que é o Fedora?

Um sistema operacional, um conjunto de projetos, e uma linha de pensamento.

O que é o Fedora? O Projeto Fedora é um conjunto de projetos patrocinado pela Red Hat , e desenvolvido numa parceria conjunta entre os seus engenheiros e a comunidade open source. O objetivo do Fedora é ter um rápido progresso do software e conteúdos livres. Foruns públicos. Processos abertos. Inovação rápida. Transparência. Tudo com o objetivo de alcançar o melhor sistema operacional e plataforma que o software livre pode prover.

O sistema operacional é o Fedora. Ele é lançado duas vezes ao ano aproximadamente. É completamente livre, e nós estamos comprometidos à mantê-lo desta forma. É a melhor combinação de robustez e recursos mais recentes que existem no mundo do software livre.

A linha de pensamento é Fazer a Coisa Certa. Para nós, isso significa fornecer software livre e de código aberto, sem custo algum, que pode ser usado, alterado e livremente redistribuído, sem preocupações com patentes de software.

[[TableOfContents(3)]

Livre, Fácil e Eficiente

O Fedora distribui software absolutamente livre que tem um instalador gráfico completo, vem com ferramentas desktop e de administração faceis de usar. É também eficiente e esforçado para servi às necessidades de diferentes tipos de usuários.

Liberdade: Faça ogg, e não mp3

Por que o Fedora não consegue tocar arquivos mp3?

Por que o mp3 é popular? É porque ele é melhor que todos os que estão por aí afora?

Não. O formato mp3 é um popular porque seus criadores o licenciaram amplamenta para espalhar a sua adoção. Então, quando ele se tornou o padrão, eles começaram a forçar suas patentes agressivamente e restritamente.

Os codecs multimídia livres e de código-fonte aberto - como por exemplo a família de codecs Ogg - são superiores e eles não estão limitados por patentes. Nunca estiveram, e nunca estarão. É por isso que nós apoiamos o Ogg Vorbis (do tipo lossy, com perda) e o FLAC (do tipo lossless, sem perda) para áudio geral, Speex para fala, e Ogg Theora para vídeo.

Para estas pessoas que insistem em usar mp3, não é difícil descobrir como pegar estes tocadores. Ainda assim, preferimos muito mais mudar o mundo ao invés de ir junto com ele..

Comunicando: A Comunidade Fedora

Fedora Web Forums:: Para ajuda ao usuário, use o Fedora Web Forums

Fedora Mailing lists:: O Projeto Fedora tem bastantes listas de discussões para usuários e contribuintes.

Canais Fedora IRC Chat:: Converse e coloque questões em tempo real nos canais IRC Fedora, em irc.freenode.net.

Para outras formas de comunicar com a comunidade Fedora, consulte http://fedoraproject.org/wiki/Communicate.

Liberdade: Conselho do Projeto Fedora

O Conselho do Projeto Fedora é feito por membros da comunidade Fedora tanto de dentro quanto de fora da Red Hat. O conselho define a direção geral do Fedora, fortalece os laços entre a Red Hat e a comunidade, e dá mais poder para a comunidade inovar em novos e excitantes caminhos. Mais importante, o Conselho dá a certeza de que o Fedora continua para sempre livre, para todos.

Referências

Como você pode ajudar

Triagem: Junte-se ao projeto Fedora Triage

O Fedora se move muito rápido e tem muitos usuários. Como resultado disso, temos muitos relatórios de bugs.

As pessoas geralmente não são muito cuidadosas na hora de relatar bugs. Muitos destes bugs são pouco explicados, não replicáveis, duplicados, ou simplesmente não são nem um pouco bugs. Gasta-se muito tempo para os desenvolvedores olharem os relatórios de bugs com o objetivo de determinarem quais são válidos e quais não são.

Os membros que fazem do Fedora Triage fornecem um serviço incrivelmente valioso. Certificando-se de que todos os bugs são bugs válidos, eles economizam incontáveis horas dos desenvolvimentos e permite ao Fedora produzir mais rapidamente programas melhores.

Junte-se ao Projeto de Triagem Fedora em http://fedoraproject.org/wiki/BugZappers.

Documentação: Junte-se ao projeto Fedora Docs

O objetivo do Projeto de Documentação é criar documentação baseada em tarefas e fácil de seguir para os usuários e desenvolvedores do Fedora Core. Guias mais longos estão disponíveis para cobrir tópicos maiores como uma Instalação.

Junte-se ao Projeto de Documentação Fedora em DocsProject

Coleção de Pacotes: Junte-se ao projeto de Empacotamento do Fedora

Há um ótimo grande mundo de softwares livres por aí, e mais está sendo desenvolvido a cada dia. O objetivo do Fedora Extras é fazer com que todos estes programas estejam disponíveis aos usuários do Fedora com apenas um clique de um botão.

Porém, empacotar e manter um programa dá muito trabalho. E aquele programinha legal que não está disponível em um RPM fácil de instalar? Alguém só precisa empacotá-lo. Esta pessoa pode muito bem ser você, não acha?

Aprenda a fazer bons pacotes de programas, e compartilhe suas aplicações favoritas com centenas de milhares de usuários Fedora ao redor do mundo.

Junte-se ao projeto Fedora Extras em http://fedoraproject.org/wiki/PackageMaintainers

Tradução: Junte-se ao Time de Tradução do Fedora

O Fedora precisa estar disponível para todos os usuários ao redor do mundo. O Fedora fala a sua língua? Se não, ele deveria. Você pode ajudar. Junte-se ao Time de Tradução do Fedora em:

http://fedoraproject.org/wiki/DocsProject/Translation


Embaixadores: Torne-se um Embaixador Fedora

Faça o que nós estamos fazendo aqui. Espalhe boas palavras sobre o Fedora. Espalhe o glamour. Espalhe a ação. Crie ondas. Encoraje a participação. Encoraje a comunidade.

Não se esqueça de coletar as sugestões e ouvir os usuários. Faça uma boa crítica, ou ouça as boas críticas de outros. Nos diga o que funciona, e o que não funciona. Nos ajude a aprimorar o projeto e ganhar ainda mais usuários Fedora.

Ajude o Fedora Fazer a Coisa Certa. Junte-se a nós em: http://fedoraproject.org/wiki/Ambassadors

Live CDs: Junte-se ao Projeto Fedora Live CD

Quer demonstrar o poder, a tecnologia e a usabilidade do Fedora?

Quer dar um passeio de teste com o Fedora?

Quer ajustar e experimentar?

Crie seus próprios Live CDs do Fedora.

Use o Live CD e as ferramentas de criação de Live CDs do Fedora em http://fedoraproject.org/wiki/LiveCD

Por que eu devo ajudar?

Seu nome sob luzes, um CV online, e talvez uma viagem para o FUDCon.

Primeiro, contribua para o Fedora e tenha seu nome na distribuição. Ei, o que é justo é justo.

Segundo, se você for um contribuidor para o Fedora, você não precisa ter um currículo empiriquitado; basta você pedir para seus prováveis empregadores para procurar seu nome no Google.

Terceiro, os principais contribuidores para o Fedora recebem uma quantia de dinheiro para comparecer à Conferência de Usuários e Desenvolvedores Fedora (Fedora Users and Developers Conference) na localidade mais próxima deles. Você terá a oportunidade de se encontrar com alguns dos gigantes do movimento de código-fonte aberto em pessoa.

E por último, de qualquer maneira você estará brincando com isso tudo. Gaste o seu tempo fazendo coisas que você irá gostar, e outros irão usar. Que mais incentivo você precisa? Junte-se a nós.