From Fedora Project Wiki

< Pt BR

Revision as of 16:31, 24 May 2008 by Ravidiip (talk | contribs) (1 revision(s))
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)

Multimídia no Fedora

O Fedora inclui diversos pacotes para ferramentas de criação, gravação e reprodução de diversos formatos de mídia. Alguns formatos populares, como o MP3, não são suportados pelo Fedora por certos motivos. Esta seção responde a algumas das perguntas mais frequentes sobre ferramentas e formatos de mídia no Fedora.



Som

Habilitar o hardware responsável pelo som no Fedora é um dos primeiros objetivos após a instalação. Há muitas tecnologias diferentes usadas para o som, muitos tipos de equipamentos e drivers associados, e diversos problemas podem ser encontrados.

Multimedia Players

Para a reprodução de arquivos de mídia, o Fedora inclui por padrão o Rhythmbox e o Totem. Há muitos outros programas nos repositórios, como o popular player XMMS e o amaroK do KDE. O GNOME e o KDE têm ambos vários tocadores de mídia capazes de reproduzir diversos formatos. Também há programas disponibilizados por terceiros que permitem a abertura de outros formatos.

Ogg e Demais Formatos da Fundação Xiph.Org

O Fedora inclui suporte total ao formato de mídia Ogg e aos formatos Vorbis (para áudio), Theora (para vídeo), Speex (também para áudio) e FLACK (áudio sem perdas). Esses formatos podem ser distribuídos livremente e não estão atrelados a patentes ou problemas de licença. Eles são alternativas poderosas e flexíveis a outros formatos mais populares, porém restritos. O projeto Fedora incentiva o uso de formatos livres ao invés do uso de formatos restritos. Para maiores informações sobre esses formatos e como utilizá-los visite o site da Fundação Xiph.Org em http://www.xiph.org/.

MP3, DVD e outras Mídias Excluídas

O Fedora não pode incluir suporte à reprodução e gravação de MP3 ou DVDs. O formato MP3 é patenteado, e os detentores da patente não forneceram as licenças necessárias. Os formatos de vídeo para DVD também são patenteados e possuem um mecanismo de encriptação. Os detentores das patentes não forneceram as licenças necessárias, e o código utilizado para desencriptar os discos com encriptação CSS provavelmente viola o Digital Millennium Copyright Act, uma lei de direito autoral dos Estados Unidos. O Fedora tão exclui outros formatos de mídia devido a patentes, direitos autorais ou restrições de licença, como o Flash Player da Adobe e o formato Real Media. Para maiores informações sobre esses itens, leia http://fedoraproject.org/wiki/ForbiddenItems.

Embora outras opções possam estar disponíveis no Fedora, a Fluendo oferece um plugin MP3 para o GStreamer que tem as patentes licenciadas para usuários finais. Esse plugin habilita o suporte a MP3 em aplicações que usem o GStreamer. Ainda não podemos incluir esse plugin no Fedora por motivos de licença, mas esse plugin oferece uma nova solução para um antigo problema. Para maiores informações, leia Installing Fluendo MP3 Plug-in .

Gravação e Editoração de CDs e DVDs

O Fedora inclui diversas ferramentas para gravação e editoração de CDs e DVDs. Os usuários do GNOME podem queimar seus CDs diretamente pelo gerenciador de arquivos, o Nautilus, ou optar pelo gnomebaker ou o graveman, ou mesmo pelo mais antigo xcdroast. Usuários do KDE têm à disposição o mais robusto k3b, disponível no Fedora, para realizar estas tarefas. As ferramentas de linha de comando incluem o cdrecord, o readcd, o mkisofs e outros programas populares.

Screencasts

Você pode usar o Fedora para criar e assistir a screencasts, que são filmes gravados de uma sessão do Desktop, usando tecnologias abertas. O Fedora inclui o istanbul, que cria screencasts usando o formato de vídeo Theora, assim como o 'byzanz' que cria screencasts na forma de GIFs animados. Esses vídeos podem ser exibidos usando um dos muitos reprodutores de mídia incluídos no Fedora. Essa é a melhor maneira de enviar screencasts ao Projeto Fedora para uso de desenvolvedores ou usuários finais. Para um guia mais complexo, veja a página ScreenCasting.

Suporte a mais formatos pelo uso de Plugins

A maioria dos reprodutores de mídia do Fedora utilizam plugins para adicionar suporte a outros formatos de mídia ou a outros sistemas de execução de áudio. Alguns usam estruturas poderosas como o pacote gstreamer para lidar com os formatos e a execução da mídia. Pacotes de plugins para o gstreamer e outros estruturas estão disponíveis no Fedora através de Plugins que podem ser disponibilizados por tereceiros para extender o suporte a ainda mais formatos.

Outras Fontes de Informação