From Fedora Project Wiki

< Pt

XChat IRC

Esta página serve como base de informações para os usuários dos canais IRC do Fedora. Os canais IRC do Fedora podem ser encontrados na rede FreeNode (irc.freenode.net), onde as atividades da comunidade estão centralizadas. O XChat IRC é um ótimo cliente IRC gráfico.

O que é IRC

O IRC é uma das mais antigas ferramentas de comunicação e ainda uma das mais eficientes. Diferentemente dos sistemas de mensagem instantânea (MSN, ICQ, Jabber etc) com os quais você conversa com quem já conhece, no IRC você tem a oportunidade de conversar com centenas ou milhares de pessoas que não conhece.

O IRC é dividido em várias salas, mais formalmente chamados de canais, onde todas as mensagens enviadas para um canal são recebidas por todos os usuários presentes no mesmo. Os usuários são identificados por um nickname, que em português significa apelido. Conceito bem similar aos sistemas de bate papo da atualidade.

  • Existem vários clientes IRC, como o Kopete, Konversation, IRSSI e etc. Esse documento abordará especificamente o uso do cliente XChat IRC presente nos repositórios do Fedora.

Usando o XChat IRC

X-Chat, normalmente escrito XChat ou xchat, é um dos mais populares clientes gráficos de IRC para sistemas GNU/Linux e outros (Unix-like, Windows e Mac OS X). Ele possui abas, suporte para multíplos servidores e um alto nível de configuração. É licenciado sobre a GNU General Public License e usa a biblioteca GTK+ para a sua interface gráfica. É possível usar plugins no XChat de várias linguagens de programação: Perl, Python, Tcl, Ruby e C.

Iniciando o XChat IRC

Vá em Aplicações > Ferramentas do Sistema > Terminal, e digite estes comandos:

  • $ su -
  • # yum install -y xchat

Para iniciar o XChat IRC, escolha:

Menu Aplicações → Internet → Xchat IRC

Nesse ponto, você deverá preencher Nick (apelido), Segunda Escolha (segundo apelido, pode deixar em branco se quiser), Terceira Escolha (teceiro apelido, pode deixar em branco se quiser), Nome de Utilizador (seu primeiro nome), Nome Verdadeiro (seu nome completo) e selecionar Adicionar (você adicionara um novo servidor na lista para o qual você pode escolher qualquer nome) e depois clicar em Editar.

Nesta parte você encontra no servidor ja adicionado.

Nesse passo, selecione a opção Canal a entrar e em seguida informe o nome do canal que você deseja entrar, nesse exemplo #fedora-br, que é o canal oficial do Projeto Fedora Brasil. Clique em OK a não ser que você deseje entrar em um canal diferente do #fedora-br.

Pronto! Você entrará no canal #fedora-br. Agora basta digitar suas mensagens que todos os usuários do canal receberão.

Entrando em um canal

Todos os comandos e canais no IRC são respectivamente precedidos pelos caracteres / (barra) e pelos caracteres #.

Para entrar em um canal, use o comando::

  • /join #canal
  • Exemplo: /join #fedora-br}}}

Registrando seu nickname

Para acessar a rede Freenode não é necessário fazer nenhum tipo de registro ou cadastro. Mas é importante que assim que possível registremos um nickname. Assim, este nome, esta identidade só poderá ser usada pelo seu registrante permitindo que você interaja com outras pessoas podendo ser reconhecido.

Para registrar um nickname (apelido), use o comando:

  • /msg NickServ register senha

Substitua o termo senha por uma senha de difícil adivinhação que você irá usar sempre para se identificar. Essa senha não pode ser esquecida.

Identificando seu nickname

O serviço responsável por gerenciar a identificação de usuários chama-se NickServ. Assim, para que você utilize seu nickname de agora em diante precisará se identificar por essa senha toda vez que acessar a rede.

Para isso, basta digitar:

  • /msg NickServ identify senha

Não esqueça de substituir o termo senha pela senha informada no registro do seu nickname.

Por padrão, os outros usuários presentes na rede não irão receber suas mensagens privadas enquanto seu nickname não estiver identificado junto ao NickServ.

  • Sua senha deve ser digitada exclusivamente em comandos que iniciem por {{{/msg NickServ}}}. Qualquer mensagem por mais real que pareça solicitando que você digite sua senha em outras circunstâncias, como em outros comandos, e-mails ou sites são tentativas de roubar sua senha.

Outros comandos

Existem diversos comandos disponíveis para o IRC. Como a idéia não é criar uma lista exaustiva de comandos, listamos apenas os mais utilizados.

  • /me <ação>

Exemplo: /me concorda O comando é indicado para uso de ações.


  • /away <mensagem>

Exemplo: /away Já volto... O comando é utilizado para indicar ausência ou que você não está prestando atenção ao bate-papo.


  • /back [<mensagem>]

Exemplo: /back Voltei O comando serve para retornar do estado de ausência (away).

  • /nick <novonickname>

Exemplo: /nick MonteiroLobato O comando é utilizado para mudar o seu apelido.


  • /quit [<razão>]

Exemplo: /quit tenho que sair agora O comando serve para desconectar-se da rede.


  • /help [<comando>]

O comando retorna ajuda sobre o comando em questão.

Créditos

Autor: Jyulliano Rocha Data: 16/09/2008 Mantenedores: Jyulliano Rocha Projeto: Time de Documentação do Projeto Fedora Brasil