From Fedora Project Wiki

< FAQ

(New translation to replace a old one and fix some erros but needs more corrections.)
 
 
Line 380: Line 380:


{{Anchor|links}}
{{Anchor|links}}
== Onde mais posso obter respostas? ==
== Onde é que eu posso encontrar mais respostas? ==


* [http://fedora.redhat.com/docs/release-notes/ Notas de Lançamento] - Você deve sempre ler as notas de lançamento para as versões do Fedora que você usa.
* [http://docs.fedoraproject.org/release-notes/ Notas de Lançamento] - Deveria sempre ler as notas de lançamento para as versões do Fedora que utiliza.
* [http://bugzilla.redhat.com/ Bugzilla da Red Hat]  - Procure por informações sobre o seu problema aqui
* [http://bugzilla.redhat.com/ Bugzilla da Red Hat]  - Pesquise por informação sobre o seu problema aqui.
* [[Docs| Documentação do Fedora]] - Muitos documentos de ajuda são publicados aqui.
* [[Docs| Documentação do Fedora]] - Muitos documentos de ajuda úteis são publicados aqui.
* [http://redhat.com/magazine Red Hat Magazine]  - A Revista Online da Red Hat é uma fonte gratuita que fornece vários artigos informativos sobre o Fedora.
* Consulte [[CommunityWebsites| Sites da Web da Comunidade Fedora]] para mais 'Recursos' do Fedora.
* Veja os [[CommunityWebsites| Sites da Web da Comunidade Fedora]] para mais Recursos do Fedora.


[[Category:Documentation]]
[[Category:Documentation]]
[[Category:Portuguese translations]]
[[Category:Portuguese translations]]

Latest revision as of 01:39, 13 September 2019

Note.png
Este documento é gerido por Rahul Sundaram. Fique à vontade para editar a wiki ou contacte o gestor para qualquer tipo de feedback.

Como toda a distribuição Linux, nós recebemos muitas perguntas. Algumas delas são efetuadas regularmente, e por isso nós tentamos responder a algumas destas 'Perguntas Mais Frequentes' aqui. Também poderá estar interessado na página Fedora_myths, que detalha alguns factos por de trás de alguns mitos comuns sobre o Fedora. Se esta FAQ não responder à sua pergunta, consulte os Recursos do Fedora listados no fim da página.

Começar

Por que eu devo usar o Fedora?

Você deve usar o Fedora porque ele tem a melhor combinação de softwares livres robustos e atuais disponíveis. A página de Visão Geral detalha muitos dos pontos fortes do Fedora.

Onde posso obter o Fedora, e como posso refazê-lo e redistribuí-lo?

Para informações para obter, instalar e redistribuir softwares Fedora, veja a secção Distribuição.

Meu hardware é compatível com o Fedora?

O Linux é capaz de suportar toda classe de componentes ou periféricos. O Fedora inclui todos os drivers fornecidos pelos projetos responsáveis pelo suporte à hardware no Linux. O processo de instalação do Fedora deteta automaticamente o hardware suportado no seu computador.

Alguns modelos específicos de hardware podem não ser suportados no Linux, ou necessitarem de drivers proprietários do fabricante. Se o Fedora não reconhece um dispositivo automaticamente, provavelmente precisar instalar drivers adicionais ou um firmware.

Note.png
Conexões de Rede
Modems e conexões de rede wireless necessitam de configuração adicional depois que o processo de instalação se completa. Veja a questão sobre conexões de rede para mais informações.

Os seguintes websites fornecem informações mais detalhadas no suporte do Linux para vários tipos de hardware:

As Notas de Versão do Fedora documentam problemas conhecidos com modelos específicos de dispositivos:

Para mais informações sobre a política de suporte à hardware do Fedora, veja a questão sobre certificação de hardware .

Como posso instalar o Fedora?

O Fedora fornece um sistema de instalação muito amigável com interfaces tanto em modo gráfico quanto em modo texto. Leia o guia de instalação do Fedora para detalhes passo-a-passo:

Usando o Fedora

Como eu configuro conexões de rede? Como o Fedora suporta conexões de rede sem fio (wireless)??

Por padrão, o Fedora configura as placas de rede de seu computador para automaticamente obter as configurações de rede corretas com o DHCP. Se seu computador conecta a uma rede com fio ou um roteador DSL, nenhuma configuração adicional é necessária.

Para outros tipos de conexão, você pode querer instalar o Network Manager . Este novo sistema fornece configurações automática para redes com fio e sem fio, como também para interfaces de conexão VPN. Laptops também mudam de rede transparentemente com o NetworkManager.

O Fedora também fornece o utilitário system-config-network, que lhe permite configurar acesso Internet com modems, e o utilitário system-config-network, que lhe permite configurar manualmente muitas das opções de rede. Vá em Sistema > Administração > Rede.

Como instalo novos programas no Fedora? Há algo como o APT?

O utilitário yum ajuda a gerenciar os programas em seu sistema. O utlitário yum acessa sites Web, conhecidos como repositórios, para fazer download e instalar as últimas versões dos pacotes de programas. Sistemas com Fedora Core 5 também incluem uma interface gráfica para o yum, que pode ser acessado em Aplicações > Adicionar/Remover Programas.

O Fedora inclui o utilitário yum para instalar e atualizar programas. O utilitário yum acessa websites, conhecidos como repositórios, para fazer download e instalar as últimas versões dos pacotes de programas.

Do Fedora Core 4 em diante, os sistemas são automaticamente configurados para utilizar ambos repositórios Core e Extras, mantidos pelo Projeto Fedora. Os repositórios Core incluem todos os pacotes dos discos de instalação. O Fedora Extras fornece mais de 2.000 pacotes de programas adicionais para incrementar o Core. Para obter programas de outras fontes, configure o yum para utilizar os repositórios relevantes.

Veja esta página para mais informações sobre o yum:

O Fedora recomenda que você evite usar o velho utilitário APT-RPM para o gerenciamento de programas. O APT-RPM não é compatível com sistemas em 64-bits, e não está mais com seu desenvolvimento ativo. Veja a página APT para mais detalhes:

Como mantenho os sistemas Fedora atualizados?

Para executar uma atualização de sistema no Fedora Core 5, selecione Aplicações > Ferramentas do Sistema > Atualização de Programas. Este utilitário irá atualizar todos os programas de seu sistema, de acordo com o que está fornecido nos repositórios yum.

Para iniciar uma atualização de sistema completa na linha de comando, execute o seguinte comando no prompt:

su -c 'yum update'

Entre com a senha de root quando pedido.

O Fedora Core 4 e versões passadas incluem a aplicaçào up2date e um ícone de Alerta no desktop. A aplicação up2date foi substituída pelo Atualizador de Programas no Fedora 5.

O Fedora pode se atualizar automaticamente?

Sim, apesar de que atualizações automáticas podem não ser apropriadas para todos os sistemas, veja a página AutoUpdates para mais detalhes de quando e como usar este recurso no seu sistema Fedora.

Como posso receber notificações de novas versões de programas?

Para receber notificação de programas novos e atualizações que se tornam disponíveis, você pode querer entrar na lista de discussão de anúncios, ou fontes RSS:

O Yum e o instalador de programas Pirut podem instalar programas a partir de um CD/DVD?

Sim, mas é preciso configurá-los manualmente. Você pode encontrar instruções (em inglês) em http://www.city-fan.org/tips/YumRepoFromImages. Esta melhoria já foi solicitada em https://bugzilla.redhat.com/bugzilla/show_bug.cgi?id=188750

Por que o Fedora não inclui suporte para formatos proprietários como MP3 ou MPEG?

O Fedora apenas suporta e inclui programas livres e de código-fonte aberto. As tecnologias que estão sob um copyright restrito ou com restrições de patentes não são inclusos no Fedora. Para mais informações veja a página ForbiddenItems (Itens Proibidos):

Por quê o Fedora não inclui suporte à exibição de DVDs?

Os formatos de vídeo dos DVDs são protegidos por patentes, e os donos dessas patentes não lançaram suas tecnologias sob uma licença que seja compatível com os padrões do Fedora. Muitos DVDs também usam um mecanismo de proteção contra cópia, e o código que permite exibir esses DVDs pode violar o Digital Millennium Copyright Act (DMCA), uma lei de direito autoral norte-americana.

O Fedora só inclui e dá suporte a software livre. Tecnologias atreladas direito autoral ou com restrições devido a patentes não são incluídas no Fedora. Para maiores informações sobre o suporte a multimídia no Fedora, incluindo mais informações sobre o suporte a vídeos em DVD, leia a secção de multimídia:

Por que o Fedora não inclui programas proprietários como Adobe ou RealPlayer?

O Fedora apenas suporta e inclui programas livres e de código-fonte aberto. Nenhum programa proprietário é incluído no Fedora Core ou Fedora Extras. Muitos destes programas estão disponíveis para o Fedora, e você é livre para obtê-los de outro fornecedor. Para mais informações, veja a página ForbiddenItems (Ítens Proibidos):

O Java vem incluso no Fedora?

O Fedora inclui programas de código aberto para executar e desenvolver aplicações Java, em conjunto com muitas aplicações Java de código aberto conhecidas. Atualmente os desenvolvedores estão finalizando um plugin de navegador de código aberto para executar applets Java.

Por favor veja a nossa página JavaFAQ para informações sobre o Java e o Fedora Core:

O que é SELinux e onde posso obter informações sobre ele?

O Fedora é o primeiro principal sistema operacional do mundo que fornece segurança por MAC (Mandatory Access Control) no sistema por padrão, utilizando o framework SELinux. A configuração do SELinux no Fedora Core 4 em diante fornece segurança aprimorada restringindo o privilégio dos processos rodando em um sistema Fedora. Isso reduz drasticamente o impacto das vulnerabilidades de segurança porque os serviços tem apenas acesso limitado ao resto do sistema. O SELinux no Fedora Core também tem a política 'stric', útil para ambientes sensíveis a segurança. Há outros sistemas de segurança habilitados pelo framework SELinux, tais como MLS, MCS e RBAC, disponíveis no Fedora Core 5 em diante.

Veja o seguinte documento para mais informações sobre a implementação do SELinux no Fedora:

O que é Xen? Onde posso aprender como configurar o Xen?

O Xen permite rodar múltiplos sistemas operacionais simultaneamente na mesma máquina com pouca redução no desempenho geral. Cada sistema operacional tem alocado alguns dos recursos do computador host. Com o Xen, administradores também podem mover sistemas operacionais já executados, entre máquinas e sem interromper ou desligar serviços. Produtos máquinas virtuais e servidores virtuais oferecem facilidades parecidas, mas deixam a desejar o mesmo nível de desempenho e integração que o conceito do Xen oferece.

O Fedora Core 4 inclui suporte experimental ao Xen. O Feora Core 5 em diante fornece uma implementação mais robusta. A página Xen pode ajudar você a começar:

Quando é o lançamento da próxima versão do Fedora? Qual é o calendário de lançamentos?

Veja o calendário do Projeto Fedora:

Por quanto tempo cada release do Fedora tem manutenção?

O Projeto Fedora mantem qualquer release particular do Fedora até um mês depois de dois releases subseqüentes. O ciclo de vida dos releases do Fedora são explanados com mais detalhes em:

Onde posso me informar sobre as atualizações de segurança do Fedora?

Acesse a página Fedora Security Advisories:

Qual a política de correções de erros do Fedora?

Atualizações de segurança, correções de bugs e novidades serão lançados pela Red Hat e por terceiros. Por vezes as atualizações são primeiro disponibilizadas para aprovação para apenas posteriormente serem disponibilizadas para uso geral. Em casos mais drásticos, pode acontecer de uma atualização de segurança ser considerada por nós como muito problemática para os objetivos maiores do projeto. A disponibilização das atualizações visa primordialmente o desenvolvimento e a inovação da base de código. Algumas das atualizações mais problemáticas só estarão disponíveis num primeiro momento aos desenvolvedores, para só depois serem distribuídos ao público em geral em uma nova versão do Fedora, e não através de atualizações simples. Atualizar o sistema não fará com que seu Fedora mude para a nova versão, a não ser que você diga explicitamente que a versão da distribuição deve ser atualizada. Atualizações para cada versão estarão disponíveis de acordo com o período descrito na página LifeCycle.

A Red Hat não oferece o SLA (Service Level Agreement) para o Projeto Fedora, ou seja, não há garantias de tempo para a resolução de eventuais problemas. As atualizações de segurança serão prioridade. Para pacotes mantidos por terceiros, a Red Hat pode responder a falhas de segurança regredindo a versão desses pacotes se os mantenedores não oferecerem atualizações em um período razoável de tempo. Os utilizadores que desejarem suporte ou manutenção de acordo com o SLA devem adquirir o produto Red Had Enterprise adequado às suas necessidades.

Eu tenho uma versão mais velha do Fedora. Posso atualizar minha instalação existente?

Sim. Para mais informações sobre opções de atualização, veja a página DistributionUpgrades (Atualizações de Distribuição):

Recomendamos não tentar atualizar o seu sistema Fedora com o yum. Entretanto, se você quiser fazer isto, esta página fornece informações sobre os passos necessários para minimizar os problemas:

A informação na página listada acima é fornecida pela comunidade, sem garantias. O Projeto Fedora não recomanda atualizar sistemas com aplicações de gerenciamento de programas.

Ajuda e Suporte

Onde posso encontrar ajuda?

Você pode encontrar documentação e obter ajuda de outros na comunidade Fedora a partir de fóruns, IRC, ou listas de discussões. Veja a página Comunique-se para mais informações:

Por favor não entre em contacto com os desenvolvedores do Fedora diretamente para suporte ao usuário final, ou use os canais especiais para desenvolvedores. Os desenvolvedores estão muito ocupados escrevendo e mantendo programas do Fedora e não tem muito tempo livre para estes problemas.

Eu ouço todos estes termos que me são estranhos, o que eles significam?

Para definições de muitos dos termos mais comuns, veja o Glossário .

Onde posso relatar bugs ou pedir por funcionalidades para os pacotes de programas existentes no Fedora?

Veja a página BugsAndFeatureRequests (Bugs e Pedidos de Funcionalidades) para saber mais sobre isso.

Onde posso aprender mais sobre as funcionalidades de segurança e status no Fedora? Como relato um bug de segurança?

Veja a página Security (Segurança) para toda informação sobre isso.


Estou tendo um problema, e acho que pode ser meu hardware. Onde devo olhar?

Verifique na página HardwareProblems (Problemas de Hardware) antes de mandar bugs que podem ser conhecidos problemas de hardware.

Onde posso solicitar uma nova versão de um pacote do Fedora?

Peça a atualização do pacote desejado em http://bugzilla.redhat.com, explicando aos desenvolvedores porquê você acha que a atualização do pacote seria útil.

Eu tenho uma pergunta que não está nesta lista. Onde mais posso encontrar ajuda?

Veja os links para Recursos do Fedora abaixo nesta página.

Sobre o Fedora

O que é o Fedora?

Fedora is a Linux-based operating system that showcases the latest in free and open source software. Fedora is always free for anyone to use, modify, and distribute. It is built by people across the globe who work together as a community: the Fedora Project. The Fedora Project is open and anyone is welcome to join. The Fedora Project is out front for you, leading the advancement of free, open software and content.

Quais são os objetivos do Fedora?

Por que um projeto ao invés de um produto?

Um comité de direção global na Red Hat decidiu que o Red Hat Linux estava sofrendo muitos problemas como um produto final, e então a empresa teria que redirecionar os esforços para criar um projeto baseado em comunidade. Ao invés de ser tratado pelo gerenciamento de produto como algo que deve aparecer nas prateleiras em uma certa data, o Fedora Core é lançado baseado em calendários feitos por um processo de decisão que é aberto e influenciado pela comunidade. O Projeto Fedora é gerenciado por um conselho de membros da comunidade e empregados da Red Hat, com a Red Hat fornecendo um significante patrocínio e outros serviços como banda e hospedagem, direção, engenharia e marketing.

O quê o Fedora ganha com essa mudança?

A mudança de produto para projeto irá:

  • Garantir que você obtenha as últimas novidades o mais rápido possível.
  • Proporcionar aos desenvolvedores e utilizadores novas oportunidades de participar no desenvolvimento do Projeto Fedora ao abrirmos completamente todo o processo de desenvolvimento para que todos possam acompanhar e participar dele.
  • Permitir a nós usar o Projeto Fedora para desenvolver e amadurecer as mais novas e interessantes tecnologias.
  • Acelerar o processo de desenvolvimento, se aproveitando das forças inerentes ao modelo de código livre.

A Red Hat vai oferecer suporte técnico ao Projeto Fedora?

Não, a Red Hat não vai disponibilizar nenhum suporte formal pela internet ou por telefone ao Projeto Fedora. A linha de produtos suportados pela Red Hat será baseada parcialmente no Fedora, e nosso trabalho de desenvolvimento será feito externamente como parte do Projeto Fedora o máximo possível. Cada novo lançamento de nossa linha de produtos suportados será baseado em parte em uma versão recente do Fedora.

Os produtos suportados pela Red Hat vão conter todos os pacotes encontrados no Fedora?

Para que possamos focar nosso trabalho e e limitar os custos de suporte, provavelmente iremos incluir na linha de produtos suportados um certo número de pacotes do Fedora. Um dos objetivos do Projeto Fedora é encorajar o crescimento de um grupo de pacotes de alta qualidade; se tivermos sucessos, serão tantos os pacotes que não teremos como estender o suporte a todos eles.

Como o Projeto Fedora será disponibilizado ao público?

Imagens para CDs e DVDs de novas versões do Fedora serão lançadas, podendo ser encontradas por outros canais como lojas online que vendem software ou distribuídas por grupos de utilizadores Linux, incluídas em revistas e livros, e talvez até mesmo distribuídas em eventos comerciais. Os arquivos também poderão ser baixados online via BitTorrent e outras formas de distribuição de conteúdo online. Nem todos esses mecanismos serão utilizados para cada lançamento, exceto as imagens ISO que serão disponibilizadas gratuitamente a cada nova versão.

O Fedora vai ser vendido em lojas?

O Fedora não será vendido em uma caixa por lojas diversas. Não há preço estabelecido para o Fedora.

O ritmo acelerado de desenvolvimento que esperamos do Fedora não se adequa aos meios de distribuição comerciais - dá muito trabalho colocar um produto empacotado nas prateleiras das lojas, e este meio não dá conta de todas as constatntes atualizações do Fedora - que ocorrem a cada seis meses. Além disso, todo o processo de criação e fabricação de embalagens faz o produto demorar a chegar ao mercado, o que significa que no fim das contas o consumidor sempre acabaria com um produto desatualizado. Maiores informações sobre a linha de produtos à venda pela Red Hat podem ser encontradas no site da Red Hat.

Qual a diferença entre "Fedora", "O Projeto Fedora", e "Fedora Core"?

O Projeto Fedora é uma coleção de subprojetos. O Fedora Core é o projeto central, que tem como objetivo fornecer uma plataforma com o melhor do software livre e de código aberto. Fedora se refere genericamente ao Projeto Fedora como um todo, e algumas vezes é usado se referindo ao Fedora Core ou um sistema rodando uma coleção de programas do Projeto Fedora.

Com quem dos sub-projetos do Fedora eu posso entrar em contacto?

Tente a lista de discussão do projeto primeiro, que dá a oportunidade à liderança do projeto e outros membros da comunidade uma chance de te ajudar. Você pode encontrar informações sobre vários projetos na página Comunique-se .

Informações de contacto para os líderes de projetos estão disponíveis em:

http://fedora.redhat.com/About/contact.html

Como o Projeto Fedora é organizado e governado?

O Projeto Fedora é uma coleção de muitos projetos pequenos , trabalhando juntos para produzir uma plataforma e construir uma comunidade de suporte. Estes diferentes subprojetos são independentes uns dos outros, mas trabalham em conjunto para atingir objetivos comuns e coordenar esforços.

Cada um dos projetos tem líderes ou um Comité de Direção (Steering Committee) para organizar e guiar o desenvolvimento de cada projeto. O Projeto Fedora opera como uma meritocracia , onde a responsabilidade e poder são atribuídos de acordo com habilidade e esforço. As pessoas que lideram o Fedora são selecionadas para fazê-lo pois provaram que são capazes e interessados à tarefa.

Que tipo de método de gerenciamento de projeto os subprojetos Fedora usam?

Cada projeto tem ou seus líderes, ou um Comité de Direção (Steering Committee) para guiá-lo. Contribuidores individuais têm muita liberdade para trabalhar no que eles escolherem, mas os mesmos são instruídos para seguir a direção do comité do projeto para processos e aprovação de novas iniciativas.

Como em qualquer outra responsabilidade no Projeto Fedora, a participação no comité é amplamente baseada no mérito, mas todas as vozes são bem vindas, e novas ideias e opiniões serão ouvidas com atenção. Inovar e Liderar novas idéias é um ótimo jeito de ganhar reconhecimento na comunidade.

Contribuidores podem entrar em contacto com membros dos comitês em reuniões no IRC regulares. As reuniões são abertas, e as conversas são disponibilizadas ao público e geralmente enviadas para a lista de discussão apropriada. Logs de IRC crus às vezes podem estar disponíveis também.

Muitos dos sub-projetos mantém um calendário de tarefas neste wiki. Verifique a página ["pt_BR/Projects"] para links de páginas dos sub-projetos individuais. Nstas páginas individuais, você pode encontrar toda informação disponível para o projeto.

O Projeto Fedora atribui tarefas aos contribuidores, ou os contribuidores decidem o que fazer?

Voluntários interessados são encorajados a pegar tarefas que eles queiram contribuir constantemente. Você pode evitar tarefas repetidas postando na lista do projeto relacionado, ou interagindo com outros membros da comunidade interessados. Se você não saber ao certo no que você quer contribuir, veja a página "Precisa-se de Ajuda" para diferentes áreas onde você possa ajudar. O Projeto de Mentores Fedora pode lhe guiar se você precisar de mais ajuda.

Há algum programa de parceria entre escola ou organizações sem fins-lucrativos e o Fedora?

No momento não. Se você tem alguma ideia ou sugestão para criar um programa do tipo, por favor traga à atenção do Fedora Marketing . Escolas e organizações sem fins-lucrativos são bem-vindos a se juntar a nós para discussões.

Há algum programa de parceria entre Grupos de Usuários Linux e o Fedora?

Nós tentamos trabalhar com Grupos de Usuários Linux de todas as maneiras que podemos. Nossa lista de contactos de Grupos de Usuários Linux está na nossa págiba LinuxUserGroups. Se você está interessado em representar seu Grupo de Usuário Linux, por favor adicione seu Grupo na lista. Nós também encorajamos nossos Embaixadores a se engajar aos Grupos Locais deles.

As escolas e organizações sem fins lucrativos podem utilizar o nome "Projeto Fedora" e outras marcas do Fedora se eles estiverem interagindo com a comunidade Fedora?

Sim, desde que eles deixem claro se estão ou não representando o Projeto. Caso eles queiram representar o Projeto, eles podem trabalhar em conjunto com o time do Fedora Marketing . Este e outros usos de marcas do Fedora estão sujeitos aos termos das Regras de Marca Registrada .

Há algum programa de certificação para aplicações de terceiros rodando no Fedora?

Não. O Projeto Fedora é dedicado a fornecer o melhor dos softwares livres e de código aberto. O Fedora Core é um leque de soluções abertas, inovativas, e é desenvolvido com um ciclo de lançamento rápido. O Fedora Extras permite uma vasta gama de soluções adicionais livres e de código aberto que são contribuídas pela comunidade e mantidas para o Fedora Core. Com exceção destes projetos, o Projeto Fedora não certifica nenhuma aplicação de terceiros.

Certificações formais ISV estão disponíveis para o Red Hat Enterprise Linux, que compartilha de muitas características do Fedora Core, mas é feito com um ciclo de lançamento longo e é comercialmente suportado por 7 anos.

Há algum programa de certificação para hardware que trabalha com o Fedora?

O Fedora Core roda em uma grande variedade de hardwares, e a lista de hardware suportados cresce constantemente. Pelo fato de aprimoramentos do Fedora ocorrerem muito rapidamente e constantemente, e isso inclui suporte a hardware, foi considerada que a Lista de Compatibilidade de Hardware não valia a pena e gastava muito tempo. Métodos alternativos para identificar hardwares funcionais foram sugeridos, mas o consenso é que manter manualmente uma lista completa é inviável.

Nós estamos tentando novas idéias para coletar informações de hardware diretamente dos utilizadores, através do projeto pootypedia, que foi feito a partir do programa Recompensas Fedora . Mais informações sobre isto estão disponíveis no nosso calendário do projeto de infraestrutura:

Nós estamos sempre tentando achar maneiras de aprimorar o suporte ao hardware no Fedora, e sugestões construtivas são bem vindas.

Uma lista de compatibilidade é mantida para Red Hat Enterprise Linux em http://bugzilla.redhat.com/hcl. Ela é aceitavelmente paralela a compatibilidade no Fedora.

O Projeto Fedora é independente da Red Hat, Inc.?

O Projeto Fedora é um programa comunitário, separado da Red Hat, mas a Red Hat patrocina o Projeto Fedora e fornece uma grande quantidade de recursos e gerenciamento ao Projeto Fedora. A Red Hat usa o material que o Projeto Fedora produz para desenvolver suas soluções de plataformas corporativas. A Red Hat tem um forte interesse no Fedora, e o sucesso do Projeto Fedora é devido as grandes contribuições da Red Hat.

Qual a relação entre o Fedora Core e o Red Hat Enterprise Linux?

Ambos Fedora Core e Red Hat Enterprise Linux (RHEL) são de código aberto. O Fedora Core é um projeto da comunidade e serve como plataforma base para a construção do RHEL. O custo do RHEL vem da inscrição, que fornece certificações e suporte para arquiteturas adicionais, como também suporte corporativo por 7 anos. A Red Hat também aprimora suas oferas de RHEL com softwares adicionais e programas de certificação. Ao contrário do que outros espalham, a distribuição base do RHEL é de código aberto, e o código-fonte completo pode sempre estar disponível nos servidores FTP da Red Hat .

A Red Hat fornece uma comparação entre as duas opções no site deles:

Mais informações sobre o histórico de lançamento e linhagem estão disponíveis no seguinte link:

Quando você compra o RHEL, você também está ajudando a manter o Fedora. Como a Red Hat patrocina o Fedora, o que é bom para a Red Hat geralmente é bom para o Fedora.

Para Contribuidores do Fedora

Por quê eu devo ajudar?

Seu nome sob luzes, um CV online, e talvez uma viagem para o FUDCon.

Primeiro, contribua para o Fedora e tenha seu nome na distribuição. Ei, o que é justo é justo.

Segundo, se você for um contribuidor para o Fedora, você não precisa ter um currículo emperiquitado; basta você pedir para seus prováveis empregadores para procurar seu nome no Google.

Terceiro, os principais contribuidores para o Fedora recebem uma quantia de dinheiro para comparecer à Conferência de Usuários e Desenvolvedores Fedora (Fedora Users and Developers Conference) na localidade mais próxima deles. Você terá a oportunidade de se encontrar com alguns dos gigantes do movimento de código-fonte aberto em pessoa.

E por último, de qualquer maneira você estará brincando com isso tudo. Gaste o seu tempo fazendo coisas que você irá gostar, e outros irão usar. Que mais incentivo você precisa? Junte-se a nós.

Estou interessado em contribuir para o Fedora, por onde eu começo?

Veja a nossa página “Precisa-se de Ajuda" para aprender onde precisamos de ajuda e como começar. Você também pode se interessar no programa de Mentores .

Quais são as novas ideias de projetos interessantes que são importantes ao Fedora?

Veja a página FedoraBounties para importantes ideias de projetos para o Fedora.

Como posso empacotar programas para utilizadores Fedora? Onde posso achar informações sobre como contribuir no Fedora Extras?

A página Extras irá lhe guiar para todos os tipos de ajuda.

Onde posso achar informações sobre como contribuir para o Projeto de Documentação Fedora?

Alguns bons links para ajuda podem ser encontrados na página DocsProject.

Onde é que eu posso encontrar mais respostas?